Hit enter to search or ESC to close

A Importância do Mestre Espiritual

Bhakti Yoga Diária

Hare Krishna! Espero que sua prática espiritual esteja indo bem! Hoje quero falar com você sobre a importância do guru genuíno. Estamos na era de Kali yuga, onde predominam a hipocrisia, desavenças e onde a mentalidade vigente é “eu sou meu próprio mestre”. Pensamos saber o caminho a trilhar e o que é melhor para nós, mas na verdade precisamos de um guia seguro (mestre, mentor, professor e principalmente um guru autêntico), alguém que conheça o caminho a ser percorrido, por já ter trilhado esse processo de autorrealização. Tais ensinamentos espirituais são passados de guru para discípulo, em uma sucessão discipular eterna, que começou com o próprio Senhor Krishna e existe até hoje. Para ajudar você a entender melhor sobre esse assunto, vou citar aqui as características de um mestre espiritual fidedigno segundo as escrituras sagradas da literatura Védica, escrita por autoridades no campo do conhecimento transcendental.

As características de um mestre espiritual fidedigno são três principais: o guru autêntico deve conhecer todas as escrituras sagradas, ensiná-las e ser capaz de sanar todas as suas dúvidas; ele deve ter plena realização e um relacionamento direto com Krishna, Deus; e ele deve ser completamente desapegado do gozo dos sentidos como: bens materiais, dinheiro, mulheres e no nível mais sutil, fama, discípulos, reconhecimento, respeito e honra.

Guru é mais íntimo que nossa alma: o mestre espiritual fidedigno é um representante de Krishna e a manifestação condensada dele. Ele se manifesta nesse mundo apenas para nos libertar do sofrimento oriundo da identificação com maya (energia ilusória material) e nos levar de volta para nossa morada transcendental e eterna, que é plena de amor e felicidade. O seu papel é nos ajudar a reestabelecer nosso relacionamento esquecido com Krishna, Deus. Ele nos conhece mais do que a nós mesmos e, portanto, sabe exatamente a melhor maneira e o caminho para nos conduzir ao nosso destino eterno de uma forma segura e assertiva.

Guru é nossa vida e alma: devemos adorar o mestre espiritual e não a Krishna (Deus), pelo simples fato de que assim Krishna ficará satisfeito. Ele se compraz com aqueles que adoram os seus devotos e não Ele mesmo. Por isso, devemos ter o guru como nossa deidade adorável, nosso mais amado, aquele que está acima de Deus, pois é através da sua misericórdia imotivada e desse intercâmbio que chegaremos ao nosso destino transcendental.

Nosso relacionamento com o mestre espiritual não depende da sua presença física. Você também não depende unicamente de um templo ou de uma iniciação externa para servir e se relacionar com o mestre espiritual, apesar de serem fatores importantes. Guru e Vaisnavas (devotos puros do Senhor) são eternamente vivos e nunca morrem, estando sempre a nos guiar e nos instruir. Podemos estabelecer isso através de suas fotos (que não são diferentes deles), instruções contidas em seus livros e serviço aos seus devotos.

Portanto, o que você precisa inicialmente é ter afinidade com um mestre espiritual específico como Srila Gurudeva ou Srila Prabhupada. Assim, o relacionamento acontecerá espontaneamente e essa é a verdadeira iniciação: a que desabrocha do coração. Muitas vezes fazemos um show externo e gritamos “jay gurudeva”, mas não estamos imbuídos do sentimento verdadeiro de amor, afeição e rendição incondicional. Se assim procedermos, através da misericórdia desses santos e do serviço amoroso a eles prestado, iremos progressivamente avançar em vida espiritual e, no momento certo, o mestre espiritual se manifestará fisicamente em nossas vidas.

Guru- nistha, fé firme no mestre espiritual, é a espinha dorsal (ponto principal) em Bhakti: ao identificar por quem nutrimos essa afinidade espiritual, devemos ter fé firme em tal Vaisnava, avidez por sua associação e seguir suas instruções com veracidade. Essa é a única maneira de servimos um devoto puro do Senhor.

Por fim, se você ainda não tem um mestre, ore ao Senhor em forma de Pramatman, Deus que reside em seu coração, e peça com ardor para que ele possa te guiar até o seu guia divino, aquele por quem você se sentirá atraído, receberá ondas de amor e cuidado, instruções preciosas e terá zelo em segui-las e prestar serviço amoroso. Esse é início do caminho em Bhakti, devoção.

Todas as glórias a Srila Gurudeva!


1 comment

Deixe um comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *