Hit enter to search or ESC to close

Nossos Mestres

Conheça nossos Mestres Espirituais

Clique em cada foto para saber mais

Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja


Uma breve biografia:

Sua Divina Graça Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja é discípulo de Om Visnupada Sri Srimad Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja, que era um dos discípulos proeminentes de Om Visnupada Sri Srimad Bhaktisiddhanta Sarasvati Prabhupada.

Srila Narayana Gosvami Maharaja nasceu em um vilarejo chamado Tevaripur, localizado perto das margens do sagrado rio Ganges, em Bihar, na India. Essa área era famosa por ser o lugar onde o Senhor Ramacandra e Visvamitra Muni mataram o demônio Taraka. Ele nasceu em Amavasya (lua nova), no dia de 07 de fevereiro de 1921, em uma família de brahmanas Trivedi muito religiosa. Ao longo de sua infância, frequentemente acompanhava seu pai em kirtanas e assembléias pravachan.

Em fevereiro de 1947 teve seu primeiro encontro com seu Gurudeva Srila Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja em Sri Navadvipa Dhama, Bengala Ocidental. Ele tinha viajado do seu vilarejo até lá depois de conhecer um discípulo de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura, que se chamava Srila Narottamananda Brahmacari, que estava peregrinando e pregando a mensagem de Sri Caitanyadeva na área. Após as discussões iniciais com este devoto, Ele estava convencido da posição proeminente da filosofia concedida pelos acaryas na linha de Srila Rupa Gosvamipada, e em poucos dias deixara sua casa para juntar-se à missão de seu mestre espiritual, entregando toda sua vida.

Quando ele chegou em Sri Navadvipa Dhama, o parikrama anual estava acontecendo e Ele se reuniu ao grupo. Após o término de Gaura-Purnima, ele recebeu ambas iniciações, em harinama e no gayatri mantra por Srila Kesava Maharaja, e recebeu o nome de Sri Gaura Narayana. Muito pouco tempo depois, seu Gurudeva também lhe concedeu o título de “Bhakta-bandhava”, que significa “amigo dos devotos”, porque Ele estava sempre servindo todos os Vaisnavas de uma forma muito amável.

Ele viajou junto com Srila Kesava Maharaja em missão de pregação por toda a Índia durante os cinco anos seguintes, e em 1952, em Gaura-Purnima, seu amado Gurudeva lhe concedeu a iniciação na sagrada ordem de sannyasa. Em 1954 Srila Kesava Maharaja colocou-o no comando do templo recém-inaugurado em Mathura, chamado Sri Kesavaji Gaudiya Matha. Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja começou a passar parte do ano em Mathura e outra parte na Bengala, levando adiante importantes serviços em ambos. Isso continuou durante o período dos 14 anos seguintes. Ele também foi nomeado por Srila Kesava Maharaja como Vice-Presidente da sua instituição, a Sri Gaudiya Vedanta Samiti, e Editor- chefe de suas publicações em Hindi e da revista mensal Sri Bhagavat Patrika. Em 1968 Srila Kesava Maharaja partiu deste mundo, e Srila Narayana Maharaja realizou todas as cerimônias ritualísticas necessárias para o seu sepultamento, ou samadhi.

Durante esse período, como um servo humilde da Sri Gaudiya Vedanta Samiti, Srila Narayana Gosvami Maharaja começou a organizar o anual Vraja Mandala Parikrama em Kartika, que continua sendo realizado até os dias atuais. Srila Narayana Maharaja foi solicitado por seu Gurudeva para traduzir os livros de Srila Bhaktivinoda Thakura do bengali para sua língua nativa, hindi. Ele cumpriu esse pedido ao traduzir alguns dos livros mais importantes do Thakura, como: Jaiva Dharma, Caitanya-siksamrta, Bhakti-tattva-Viveka, Vaisnava-siddhanta-mala, entre outros. Todos estes livros estão também sendo traduzidos para o inglês por seus seguidores. Ele também continuou a pregar em hindi, bengali e inglês por toda a India. Todos os seus discursos foram gravados e estão gradualmente sendo transcritos e traduzidos para o inglês e outras línguas, para devida publicação.

Uma relação significativa na vida de Srila Narayana Gosvami Maharaja foi sua associação com Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada Maharaja, o mundialmente famoso pregador do Gaudiya Vaisnavismo e Fundador-Acarya da Sociedade Internacional para a Consciência de Krisna. Eles se encontraram pela primeira vez em Calcutá, em 1948, por ocasião da inauguração de um novo ramo da Gaudiya Vedanta Samiti (co-fundada por Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja) em Ghosh Para Lane, onde ambos tinham vindo para prestar seus serviços. A associação deles continuou poucos anos mais tarde, quando Srila Narayana Gosvami Maharaja acompanhou Srila Kesava Maharaja até Jhansi, onde Srila Bhaktivedanta Svami Maharaja havia tentado iniciar uma sociedade Vaisnava chamada “A Liga dos Devotos”.

Alguns anos mais tarde, no início dos anos 50, Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja veio residir em Mathura na Sri Kesavaji Gaudiya Matha, a convite de seu irmão espiritual, Srila Kesava Maharaja, onde permaneceu por alguns meses. Por ter trocas devocionais constantes com Swami Prabhupada e profundas discussões sobre o siddhanta (conclusão filosófica) Vaisnava, Srila Narayana Gosvami Maharaja desenvolveu um relacionamento muito íntimo com ele durante este período de tempo, considerando-o tanto como superior, bem como seu querido amigo.

Em 1959, Srila Kesava Gosvami Maharaja iniciou este na sagrada ordem sannyasa, dando-lhe o nome e título de sannyasi Sri Srimad Bhaktivedanta Swami Maharaja. A cerimônia de fogo védica yajna e todos os rituais foram realizados por Srila Narayana Gosvami Maharaja.

Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja já estava residindo em Vrndavana durante este período, primeiro no Vamsi Gopala Mandira e alguns anos mais tarde no Sri Sri Radha Damodara Mandira. Srila Narayana Gosvami Maharaja costumava ir lá para conversarem, e também cozinhava, honrava prasada com ele, e discutiam intimamente sobre a filosofia Vaisnava.

Quando Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja foi pregar no Ocidente e conseguiu fundar o primeiro templo de Sri Sri Radha Krisna na América, Srila Narayana Gosvami Maharaja enviou-lhe os primeiros tambores de mrdangas e karatalas para que usasse em sankirtanas. Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja mantinha correspondência regular a cada mês ou dois com Srila Kesava Maharaja e Srila Narayana Maharaja até 1968, quando Srila Kesava Maharaja entrou em nitya-lila (passatempos imanifestos). Depois disso, Swami Maharaja continuou a escrever para Srila Narayana Gosvami Maharaja até sua divina partida deste mundo.

Próximo ao fim de sua vida, Srila Prabhupada pessoalmente pediu diversas vezes a Srila Narayana Gosvami Maharaja para gentilmente dar associação aos seus discípulos ocidentais e ajudá-los a compreender as profundas verdades da filosofia Vaisnava na linha de Srila Rupa Gosvamipada. Srila Narayana Gosvami Maharaja humildemente concordou em honrar seu pedido, considerando-o seu amado siksa guru. Ele também pediu que Srila Narayana Gosvami Maharaja tomasse completa responsabilidade sobre a execução de todos os rituais para seu sepultamento, ou samadhi, depois de sua partida. Ambos os pedidos de Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada demonstravam claramente a firme e absoluta confiança que ele mantinha em Srila Narayana Gosvami Maharaja.

Por um período que abrange mais de três décadas desde a partida de Swami Prabhupada em novembro de 1977, Srila Narayana Gosvami Maharaja realizou sem hesitação este último pedido, fornecendo orientação perspicaz e abrigo amoroso para todos os que vêm a ele em busca de tal, e por meio de seus livros em inglês ele vem concedendo até os dias atuais sua associação purificante e divinas realizações aos buscadores sinceros da verdade em todo o globo.

A característica mais marcante e atraente em sua pregação era a afeição de roubar o coração, que Ele demonstrava diante de todos. Como um uttama- bhāgavata (santo perfeito), ele penetrava nos recônditos mais profundos do coração para dar a garantia inequívoca de que lhes era um eterno bem-querente. A profundidade de seu carinho é uma realidade tangível para todos os que tiveram a oportunidade de experimentar isso, e era por si mesmo a testemunha subjetiva do fato dele ser um verdadeiro emissário do Senhor Supremo. Como milhares de devotos afirmariam, seu interesse genuíno pelo bem-estar espiritual de todas as almas era evidente no seu amor e carinho para com todos. Ele não se importava se a pessoa era Seu discípulo, ou discípulo de outro, ou de uma outra escola filosófica, absolutamente. Sua divina afeição não conhecia limites!

Por mais de meio século, Srila Narayana Gosvami Maharaja demonstrou e exemplificou uma vida pura, não adulterada, de dedicação total e serviço amoroso ao seu Gurudeva, Sri Caitanya Mahaprabhu e ao Divino Casal (Yugala-kisora) Sri Sri Radha Krsna. Como servo íntimo destes, Srila Gurudeva continua a iluminar o caminho daqueles que desejam descobrir e mergulhar fundo no oceano de êxtase de Radha-dasyam, serviço aos belíssimos e radiantes pés de lótus da mais amada de Sri Krsna, Srimati Radhika.

Com a idade de 90 anos, em 29 de dezembro de 2010, às 03h00, no Chakra Tirtha, em Sri Jagannatha Puri-dhama, Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja concluiu Seus passatempos neste mundo. Aquele triste dia foi o dia do aparecimento sagrado do seu amado irmão espiritual, Nitya-lila pravista om visnupada Sri Srimad Bhaktivedanta Vamana Gosvami Maharaja. No dia seguinte, em Sri Navadvipa-dhama, foi feita a cerimônia de samadhi deste emissário autorizado e pleno da compaixão de Sri Gaurasundara.

Ele nunca deixará de residir em suas divinas instruções e nos corações daqueles que lhes são devotados. Ele costumava dizer:

“Não pense que eu o abandonarei – nunca, nunca. Eu estou sempre com você.”

Em um humor de plena insignificância e profunda saudade, desejamos ardentemente a sua misericórdia, e nos prostramos aos seus pés de lótus orando para que abençoe nossas tentativas de lhe prestarmos algum serviço.

Edição Tirobhava da revista Rays of The Harmonist.

Śrī Śrīmad Bhakti Vijñāna Bhāratī Gosvāmī Mahārāja


Uma breve biografia

Śrī Śrīmad Bhakti Vijñāna Bhāratī Gosvāmī Mahārāja fez seu aparecimento divino neste mundo em uma família de brāhmaṇas do gotra Cakravartī, de Bharadvāja, no auspicioso dia de Śayana Ekādaśī, em 21 de julho de 1926, no vilarejo de Sītā-Rāmapura em Bankurā, na Bengala Ocidental.

Durante sua infância, os discípulos de Śrī Śrīmad Bhakti Vicāra Yāyāvara Gosvāmī Mahārāja que residiam na Śrī Śyāmānanda Gauḍīya Maṭha, de Medinīpura, frequentemente visitavam sua casa, durante suas coletas rotineiras de donativos. Encorajado por estes devotos, Śrīla Bhārati Mahārāja passou a visitar regularmente a maṭha deles para ter o darśana de Śrī Guru-Gaurāṅga & Śrī Śrī Rādhā-Śyāmasundara-jī e ouvir as aulas do Śrīmad-Bhāgavatam.

Foi lá que encontrou Śrī Śrīmad Bhakti Dayita Mādhava Gosvāmī Mahārāja, um dos discípulos proeminentes de Śrīla Bhaktisiddhānta Sarasvatī Ṭhākura, durante uma das muitas visitas de Śrīla Mādhava Gosvāmī Mahārāja a Śrī Śyāmānanda Gauḍīya Maṭha.

Após desenvolver um relacionamento próximo e afetuoso com Śrīla Mādhava Gosvāmī Mahārāja, no transcorrer de muitos anos, Śrīla Bhārati Mahārāja acabou deixando sua casa em 1955 e, completamente rendido ao serviço de Śrī Hari, guru e Vaiṣṇavas, passou a residir na nova Śrī Caitanya Gauḍīya Maṭha, em Calcutá. Neste mesmo ano, Śrīla Mahārāja recebeu harīnāma e dīkṣā no Śayana Ekādaśī, junto com seu novo nome, Śrī Narottama dāsa.

Durante sua estadia na maṭha, Śrī Narottama Prabhu recebeu a oportunidade de servir intimamente a muitos irmãos espirituais de seu Guru Mahārāja. Como resultado deste serviço, recebeu a afeição deles e suas profusas bênçãos para compreender e realizar as verdades profundas do Gauḍīya Vaiṣṇava siddhānta. Vendo a dedicação unidirecionada de Śrī Narottama Prabhu ao serviço de śrī guru, Vaiṣṇavas e Bhagavān, Śrīla Mādhava Gosvāmī Mahārāja concedeu-lhe a ordem de vida renunciada (sannyāsa) em 1969, ocasião na qual ele recebeu o nome Śrī Bhakti Vijñāna Bhāratī.

Tendo profunda confiança nas habilidades de Śrīla Bhāratī Mahārāja, Śrīla Mādhava Gosvāmī Mahārāja confiou-lhe muitas tarefas importantes—tais como administrar os parikramās da maṭha em Vraja-maṇḍala e Navadvīpa-dhāma, acompanhar peregrinos ao norte e sul da Índia, organizar pradarśanīs (exibições audio-visuais), pregar em muitos locais da Índia e supervisionar a construção da maioria dos templos da Śrī Caitanya Gauḍīya Maṭha. Mais tarde, apontou-o como o Assistente Secretário da Śrī Caitanya Gauḍīya Maṭha, e deu-lhe o título de ‘Sevā-vigraha,’ juntamente com o certificado que o descreve como anālasya (nunca preguiçoso) e sadā-satarka (sempre alerta).

Após o desaparecimento visual de seu paramārādhyatama Guru Mahārāja deste mundo, Śrīla Bhāratī Gosvāmī Mahārāja serviu incansavelmente a Śrī Caitanya Gauḍīya Maṭha como secretário, por aproximadamente vinte e cinco anos.
Śrīla Bhāratī Gosvāmī Mahārāja é renomado na comunidade Sarasvata Gauḍīya Vaiṣṇava por sua contribuição no sampradāyika-sevā de traduzir, do Bengali para o Hindi, o Śrī Caitanya-bhāgavata de Śrīla Vṛndāvana dāsa Ṭhākura, com o comentário de Śrī Śrīmad Bhaktisiddhānta Sarasvatī Ṭhākura Prabhupāda, tal como o Śrī Caitanya-caritāmṛta de Śrīla Kṛṣṇadāsa Kavirāja Gosvāmī com os comentários de Śrīla Bhaktivinoda Ṭhākura e Śrīla Prabhupāda.

Através de seu exemplo e conduta impecáveis, Śrīla Bhāratī Gosvāmī Mahārāja ensinou todos aqueles que foram abençoados com sua associação que o não-sectarismo, serviço e glorificação aos Vaiṣṇavas são as coisas mais valiosas para aqueles que desejam avançar na vida espiritual, e que servir e glorificar aos Vaiṣṇavas é mais importante que servir e glorificar o próprio Senhor Supremo Śrī Kṛṣṇa. Ele é especialmente famoso por seu conhecimento enciclopédico da história da Gauḍīya Maṭha e sua fé firme em vaiṣṇava-sevā.

Sendo um Vaiṣṇava imponente e bem respeitado, suas instruções e guia são buscados não apenas por praticantes comuns de bhakti-yoga, mas também por Vaiṣṇavas sêniores.

Mesmo em idade avançada, Śrīla Bhāratī Gosvāmī Mahārāja continua viajando e pregando o viśuddha caitanya-vāṇī—os ensinamentos supremamente puros de Śrī Caitanya Mahāprabhu—sem nenhuma preocupação ou reclamação acerca de dificuldades, sejam elas físicas ou de qualquer outra ordem. Por meio de sua compaixão sem fim, Śrīla Bhāratī Mahārāja abençoa a todos os praticantes sinceros que buscam sua associação, marcando seus corações com as impressões adquiridas somente pela associação de um sādhu autêntico.

Publicado em inglês no livro “Viśuddha Caitanya-vāṇī”, 2016.